Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O fumo do meu cigarro

O fumo do meu cigarro

05
Jan17

"O que nos dói é a morte dos outros..."

Bruno

 Disse-me, em tempos, uma das minhas melhores amigas, que é mais velha que a minha própria mãe, quando, numa noite pautada por excessos, ela referiu o facto de ter doado o corpo à ciência (entretanto, soube de outra amiga que fez o mesmo).

 

Acabo de ler um texto dos destaques, que li pelo título apelativo de "Morte" e não pude deixar de reconhecer que este é daqueles assuntos que me toca pessoalmente. Das coisas mais tristes que aprendi na vida, foi todo o ritual de sofrimento que é um velório: chegar, cumprimentar quem se conhece e dar os pêsames (ou recebê-los), ir ao caixão, rezar um Pai Nosso, uma Avé Maria, fazer preces silenciosas e sem sentido, de modo a amenizar o que se sente e acompanhar aqueles a quem damos forças (ou ser acompanhado por aqueles que vêm dar-nos forças). Foram tantos, já tantos. Meus. Dos meus. 

Recentemente, uma velha tia da minha mãe, disse-lhe que "quer ir embora". Quer "ir ter com os dela". E, não poucas vezes, também me passa essa ideia pelo pensamento. Mas... Sei lá,  como me disse a Manela, há alguns anos, custa-nos a morte dos outros. É, quando os outros morrem, que nos sentimos incomodados - uma amiga perdeu o pai antes da passagem de ano. Hoje, mais alguém perdeu um familiar. E aqui vamos ficando nós, nesta estupidez de vida, a tentar fazer mais, a tentar ser diferente, sem nos apercebermos de que é inútil, de que ninguém escapa. Tão vaidosos, tão orgulhosos somos, que tentamos enganar a morte através de uma falsa eternidade. 

 

Não, não ando triste, não ando deprimido. Mas vejo o mundo à minha volta, vejo e atento ao que se passa, observo e absorvo, sem nunca negar que a morte é das coisas que mais me assusta, face aos outros, e o que mais anseio, como realização pessoal. 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D