Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O fumo do meu cigarro

Apenas um outro blog

O fumo do meu cigarro

Apenas um outro blog

No próximo sábado

Março 27, 2017

Bruno

Sei que ainda é cedo, na segunda-feira, mas tenho que falar do próximo sábado. O próximo sábado, dia 1 de Abril, dia das mentiras, mas o que se aproxima não é mentira nenhuma: o café muda mesmo de gerência no próximo sábado. 

Puseram o café para trespasse, conseguiram trespassá-lo, comigo incluído, para dar formação ao novo patrão e para manter a clientela por lá. Tenho percebido várias coisas, nestes últimos dias, tais como que "e se...?" também serve para o futuro e que a minha influência naquela casa, onde trabalho há 3 anos, onde parei nos últimos 10, é grande o bastante, para que me queiram manter, para que quem sai diz que a um estalar de dedos e levo os clientes comigo, para ver que a rapaziada está a fazer um burburinho imenso com esta mudança, ao ponto de dizerem que só serão atendidos por mim (inicialmente acredito).

E quando se fala dos "e se...?", perguntam-se várias coisas: e se ele mudar aquilo que ali temos?; e se ele der para parvo?; e se ele quiser aprender comigo, livrando-se de mim depois? (Os rapazes falaram nisso); e se tantas coisas mais? E se...?

Não podemos preocupar-nos antecipadamente. Não devemos. É ver quem é aquela pessoa, que agora tem aquilo, que quer ele fazer daquilo, como quer ele gerir aquilo. Dentro do que sei, do que conheço dali, apontar-lhe os maiores erros, as maiores falhas, os maiores problemas, tentar resolvê-los no que for possível e continuar a fazer o bom trabalho que foi sendo feito ali, elevando o pouco que tentei e fui conseguindo fazer de bom.

Neste sábado, que se aproxima a galope, muda a gerência do café. Ainda esta semana, devo ter uma conversa com o novo patrão, que parece precisar muito mais de mim, do que inicialmente qualquer um de nós pensou.

E se não correr bem? Tentámos e eu dei o meu melhor - tenho amor àquele sitio e tenho muita estima por alguns clientes, que se foram tornando amigos. Rapazes mais novos, que são das melhores e mais genuínas almas que conheci - o mais novo tem 16 anos e já consegui sentir que tive aquela influência de fazê-lo entrar no ginásio e espero conseguir que volte a estudar - almas que valem a pena ter por perto e não se fala na relação comercial de empregado de café e clientes, mas de pessoa para pessoas.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D